quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Eu não entendo quem não entende



Na semana passada assisti um filme que acredito ser um dos, se não o melhor filme que já vi - Anticristo (Antichrist - de Lars Von Trier).
Um filme de conteúdo extremamente precioso, capaz de tocar as pessoas em seu íntimo.

Todas as pessoas?? NÃO!

Sei que é complicado conviver com opiniões alheias, mas ontem foi a gota d'água.
Li num site de relacionamentos uma frase que para mim é a frase do ano:

"Perdi uma hora e cinquenta minutos do meu precioso tempo e que não recuperarei jamais."

Essa frase foi suficiente para perceber que as pessoas não se esforçam o mínimo para a compreensão de algo um pouco mais complexo. Se não estiver tudo escancarado as pessoas não veem, simplesmente não enxergam.

Como essa frase estava em uma comunidade do filme, não resisti e dei minha opinião:

"Uma questão de ponto de vista:

Cada um tem o direito de pensar o que quiser. Uns adoraram, outros detestaram. Alguns até acharam uma enorme perda de tempo. Para mim é definitivamente um dos, se não o melhor filme que vi (e olha que já vi muitos). Se você é o tipo de pessoa que não entendeu nada e nem se quer se esforçou para isso, acho que esta na hora de começar a dar mais atenção às coisas que realmente tem significado. As simbologias/analogias não são em vão. Dizem muito sobre o ser humano, acho que a mulher em especial porque mostra o poder que ela tem de manipular o homem (o marido nesse caso). A mulher como um ser extremamente poderoso e capaz de usar o seu poder para conseguir tudo o que quer, e o homem, sem perceber acaba cedendo e se enganando. Imaginem só se todas as mulheres do mundo conhecessem o seu poder; onde o mundo ia parar? Dá medo! Será que desde tempos passados o homem já não teria se tocado desse tal poder e temendo um domínio feminino já começou a limitar o espaço das mulheres? Homem: será que você nunca se sentiu dominado por uma mulher? Será que nunca fez as vontades dela esperando "algo" que ela pudesse lhe dar em troca? E você mulher, será que nunca usou o seu poder para conseguir algo? Fez "algo" esperando um retorno? Enfim, filme bom pra mim é como esse; você sai do cinema pensando, raciocinando. O final é belíssimo, ele se liberta. Imaginem só, um ser liberto, livre! Para mim... IMPRESSIONANTE!
Mas, gosto não se discute. Essa é só minha humilde opinião."

Posso ter exagerado. Não sei. Mas, se puderam achar uma perda de tempo, também tenho o direito de ter achado maravilhoso.
Vi no filme muito mais do que escrevi, mas vi tanto que fica até difícil descrever. Pensei tanto nesse filme e ainda hoje penso nele, tento entender coisas que sei que ainda não entendi.
Isso não é perder tempo; é ganhar.

Assista! Não vá pensando que é um filminho de mistérios na floresta. Não tem nada disso. Permita-se tentar compreender um filme, se envolva. Não vá com a mente fechada e cheia de restrições pois você vai se desapontar. Não é um filme comum, tem situações chocantes, mas tem algumas belíssimas também.

Vale a pena assistir e ficar um tempo pensando nessa tal "uma hora e cinquenta minutos" que você ficou no cinema.




Um comentário:

  1. Belíssima exposição!!! Os filme é mesmo muito rico e pra quem quer aprender algo na vida esse "esforço" compensa... AMO BTK

    ResponderExcluir